Descrição da iniciativa
O programa Nota Paraná foi iniciado em 2015 com o objetivo de incentivar a emissão de notas fiscais. Um de seus desdobramentos é o portal e aplicativo Menor Preço, lançado em 2016, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa), com o objetivo de permitir que os consumidores pesquisem e comparem preços de produtos em estabelecimentos comerciais do Paraná, incentivando a economia e a competitividade. O sistema utiliza informações de notas fiscais eletrônicas (NF-e) autorizadas para contribuintes do estado, considerando apenas transações entre pessoas jurídicas.
Desde seu lançamento, o aplicativo tem recebido atualizações e novas funcionalidades, tornando-se uma ferramenta valiosa para os consumidores compararem preços e economizar em suas compras.
Resultados e impactos
A iniciativa resultou em uma funcionalidade que permite ao usuário utilizar o leitor de código de barras e aproveita a sua localização geográfica para exibir os menores preços e as opções mais próximas, otimizando assim a experiência de compra.
Proporciona maior transparência e acesso à informação para os consumidores, permitindo economia nas compras diárias através de pesquisas de preços. Além disso, incentiva a emissão de notas fiscais, pois é esta ação que atualiza a base de dados da Secretaria da Fazenda, de modo a atualizar as informações do aplicativo.
Desafios e lições durante a implementação
Colaboração intergovernamental: A integração entre Secretaria da Fazenda e Celepar foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do aplicativo.
Condições de sucesso para a implementação
Atualização constante: A base de dados do aplicativo é atualizada constantemente através da emissão de novas notas fiscais eletrônicas no Estado, o que incentiva a população a solicitar a emissão da nota.
Nota Paraná: O programa Nota Paraná oferece créditos e sorteios mensais aos cidadãos que informam seu CPF em notas fiscais. Assim, a integração entre o programa e o Melhor Preço é mais um incentivo à emissão da nota fiscal.
Colaboração intergovernamental: A integração entre Secretaria da Fazenda e Celepar foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do aplicativo.
Acessibilidade: É possível acessar o aplicativo em múltiplas plataformas (Android, iOS e web) e utilizá-lo de forma prática por meio de opções de busca por código de barras ou nome do produto.
Apoio: A iniciativa teve apoio de outros órgãos públicos, recebendo divulgação por parte de órgãos como o Procon-PR.
